Ordem hospitaleira deixa administração do São João de Deus após 55 anos

O novo Conselho Curador da Fundação Geraldo Corrêa tomou posse nesta terça-feira (02) no Hospital São João de Deus. Com esse ato, a Ordem Hospitaleira deixa formalmente a administração da Fundação, 55 anos depois de a criar, conjuntamente com o benemérito itapeceriquense Sr. Geraldo Corrêa.

O novo Conselho Curador, criado de acordo com o Estatuto, para o efeito reformado, é constituído por oito conselheiros indicados por outras tantas entidades convidadas pela Ordem e pelo Conselho cessante.

São os novos integrantes: José Alonso Dias, indicado pela Associação dos Amigos do Hospital São João de Deus; Igor Fernando de Oliveira, indicado pela Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acccom); Pe. Moacir Chagas Tavares, indicado pela Mitra Diocesana de Divinópolis; Eduardo Sérgio da Silva, indicado pela Universidade Federal de São João Del Re (UFSJ); Alberto Nunes de Mendonca, indicado pela Federação das Associações dos Moradores de Bairros e Conselhos Comunitários Rurais de Divinópolis (Fambacord); Idelbert Bueno, indicado pela Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços de Divinópolis (Acid); Edmar Nilo de Campos, indicado pelo Lions Clube; e Paulo Roberto Ramos, indicado pelo Rotary Divinópolis.

Na sequência da posse, conferida pelo presidente cessante, Ir. Augusto Gonçalves, o Conselho elegeu para seu presidente, Idelbert Bueno e para vice-presidente, Eduardo Sérgio da Silva, ambos para um mandato de três anos.

 

Idelbert é o mais jovem dos Conselheiros, graduado em Ciências da Computação, especializado em Administração e graduando em Direito. Na Acid ele é vice-presidente executivo. Eduardo Sérgio da Silva é biólogo, com doutorado em Ciências e é o atual reitor do Campus Centro-Oeste da UFSJ “Dona Lindu”, em Divinópolis.

Como a Fundação está sob intervenção do Ministério Público, o novo Conselho tem seus poderes reduzidos, mas se propõe acompanhar de perto a gestão e somar com a Comissão Interventiva a favor da recuperação do Hospital, preparando-se para assumir todos os seus poderes estatutários quando for oportuno e cessar a intervenção.

Em nota assinada pelo Irmão Augusto, ele afirma que a “Ordem pretende continuar a assegurar o Serviço de Pastoral, Religioso e Espiritual do Hospital São João de Deus, como o vem fazendo desde o início, através da Comunidade Religiosa formada por 01 capelão (Pe. Casimiro) e 02 agentes de pastoral (Fr.Jair e Fr.Cosme),

que se sentem imensamente reconhecidos no seu trabalho pelo bispo diocesano, por doentes, comunidade cristã da vizinhança, Superintendência e Colaboradores do Hospital e Divinópolis em geral”.

“Nesta hora em que retiramos nossa bandeira do pavilhão da Fundação, agradecemos a Deus, tudo o que foi possível Ordem contribuir com Divinópolis, apesar das vicissitudes, e aos divinopolitanos, tudo quanto a Ordem recebeu nesta terra abençoada. Desejamos ainda um grande futuro para a Fundação Geraldo Corrêa. Pois “o Hospital São João de Deus não pode parar”, concluiu.