Vereador é preso em Arcos após investigação do MP

Na manhã desta quarta-feira(14), o Vereador Geraldo Cláudio Rodrigues(PSB), foi preso preventivamente(5 dias) e mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa, escritório e no gabinete do vereador. A operação coordenada pelo Ministério Público, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Segundo a Promotora Dra Juliana Amaral, a prisão preventiva foi decretada por que o vereador estaria atrapalhando as investigações de captação ilícita de sufrágio(compra de voto) que pesam contra ele. Ainda segundo ela, o vereador teria sido denunciado pela mesma pessoa que denunciou o vereador Eduardo Carvalho, e estaria tentando dificultar as investigações. Agora ele fica preso, possivelmente no Presídio de Arcos, em cela separada(pois tem curso superior) e a promotoria tem até o dia 16, dia da diplomação para encerrar as apurações e encaminhar o procedimento à justiça.

Ainda de acordo com a promotora, serão instaurados dois procedimentos contra o vereador Claudinho: um eleitoral, por compra de voto e outro criminal, por obstrução da justiça. Ele pode ser denunciado por corrupção eleitoral, falso testemunho e tentativa de extorsão. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celular, computador e documentos que serão periciados. O vereador Caludinho está no seu 4º mandato e é o suplente do Verador Eduardo. 

A Promotora informou ainda que o procedimento de apuração contra o vereador Eduardo Carvalho Faria já foi encaminhado à justiça e ficou confirmado que houve compra de votos em pelo menos 5 situações e algumas testemunhas confirmaram o ilícito. Ainda segundo a promotora a diplomação do vereador deve ocorrer nesta sexta-feira, pois o procedimento ainda está em andamento.

Sobre o caso do vereador Eduardo Carvalho

Na manhã do dia 25 de novembro, mandados de busca e apreensão na casa do Vereador Eduardo Carvalho Faria(PSB). Segundo a PM, a equipe comandada pelo Sargento Luiz Cláudio foi até a casa do vereador, na Praça Floriano Peixoto, onde foram apreendidos 01 celular com 02 chips(com placa de patrimônio da prefeitura).

Em outra casa na rua Nossa Senhora do Carmo, pertencente ao denunciante, a equipe comandada pelo Sargento Rogério, recolheu 3 celulares, CPU de computador, 32 mídias CD. Ainda segundo a PM, não houve prisão.

No mandado expedido pelo Juiz da Comarca, consta o pedido feito pela Promotoria de Justiça, para recolher provas, em função de denúncia de compra de voto, por parte de um cabo eleitoral do vereador. Por isso a busca foi na casa do vereador e de seu cabo eleitoral.