Operação do MP contra o tráfico de drogas na região prende 28 pessoas

Quadrilha tem ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo

A Operação "Veneno na Lata", contra o tráfico de drogas em Formiga e em cidades da região, realizada pelo Ministério Público, com o apoio das polícias Civil e Militar e do Judiciário, resultou na prisão de três mulheres e 26 homens, todos ligados a uma quadrilha que tem ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo.

Em entrevista coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (23), o promotor de Justiça Criminal, Angêlo Ansanelli, junto com o delegado regional, Irineu Coelho, o delegado Luis Paulo e o policial militar Rodrigo, informaram sobre a Operação.

Segundo o promotor, uma prisão ocorreu no Guarujá/SP, uma em Paulínia/SP e o restante em Formiga. A maioria dos presos já tinha envolvimento com o tráfico de drogas e era alvo de outras investigações,contou.

Ansanelli contou que um chefe da quadrilha buscava drogas em São Paulo e outros membros faziam a distribuição em Formiga, Pains e Bambuí. Inclusive, um integrante do grupo já estava preso em Bambuí e comandava o tráfico de dentro da prisão.

Na sexta-feira (18), um chefe da quadrilha foi preso em Paulínia/SP com droga que abasteceria o tráfico na região. Ele estava foragido da Justiça, com dois mandados de prisão, em Formiga. Segundo o promotor, o indivíduo estava morando em uma barraca, no meio do mato, próximo ao bairro Jardim Montanhês. Ele tinha o suporte de outros membros da quadrilha e recebia alimentos e tudo o que precisava para viver no local.

Dois taxistas, que trabalham em Formiga, foram presos. Segundo o promotor, eles faziam viagens para os integrantes da quadrilha e sabiam que estavam colaborando para o tráfico de drogas.

Menor

Um adolescente, 16 anos, envolvido com o grupo criminoso foi apreendido na sexta-feira (18) e internado em um Centro de Recuperação para Menores. Ele tinha uma granada que também foi apreendida.

Foragidos

Três alvos de mandados de prisão estão foragidos.

Bairros

Em Formiga, as prisões e buscas ocorreram em moradias nos bairros Geraldo Veloso, Lajinha, Tino Pereira, Vila Padre Remaclo, Alto da Praia e Sousa de Silva.

Apreensões

Foi apreendida uma quantidade de crack equivalente a aproximadamente 1.655 pedras de crack tamanho comercial; além de 33 quilos de maconha; 320 pinos de cocaína; e um pé de maconha. Uma das mulheres presas foi flagrada com três papelotes de cocaína na vagina, outra tinha um pé de maconha em casa. As três mulheres, segundo o promotor, eram companheiras de chefes da quadrilha e colaboraram com as atividades de tráfico.

Também foi apreendida uma munição calibre 320, uma granada, e celulares.

Ação

A Operação nesta quarta-feira começou às 5h e terminou por volta de 9h30. Ela resultou no cumprimento de 32 mandados de prisão e 35 de busca de apreensão.

Ansanelle contou com o apoio do (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco), de Divinópolis, do qual ele é o coordenador, e dos Gaecos de Campinas/SP e de Santos/SP. Também colaboraram os promotores de Justiça Amauri Silveira e Silvio Loubeh, de São Paulo; Rodrigo Storino, de Luz; Eduardo Fertinate, de Arcos; e Eduardo Almeida, de Lagoa da Prata. A juíza Lorena Vaz, que atua na Comarca de Formiga, também colaborou expedindo os mandados.

Ainda participaram da ação, 74 militares, 51 policiais civis. Foram usadas 22 viaturas da PM e 15 da Civil.

Investigação

A investigação começou entre junho e julho deste ano, com informações de denúncias feitas por pessoas da comunidade. O inquérito tem mais de duas mil páginas e ainda está em aberto, pois a investigação terá continuidade.

O delegado Luis Paulo contou que há outros envolvidos no grupo criminoso que ainda serão alvos de futuras operações.

O delegado Irineu destacou que a parceria entre as forças de segurança vão continuar por tempo indeterminado. “Em detrimento desta e de outras operações”, disse.

Já o policial Rodrigo, ressaltou a importância das denúncias apresentadas pela comunidade, que podem ser feitas pelo telefone 181.