Atletas Bambuienses de Jiu Jitsu se destacam em cenário Mineiro

No dia 30 de outubro, aconteceu na cidade de Piumhi-MG a etapa final do Campeonato Mineiro de JIU JITSU. A academia bambuiense Águia dourada Montijo participou do evento com sete atletas, os quais tiveram brilhante desempenho trazendo para casa duas medalhas de ouro, duas de prata e três medalhas de bronze. Por todos os atletas bambuienses terem medalhado ainda proporcionou o 4º lugar com 70 pontos para a academia Montijo no ranking de academias que participaram do evento.

Entre os atletas bambuienses destaca se a presença feminina no esporte. Ana Paula de Melo Gonçalves tem 13 anos, é faixa amarela, infanto-juvenil A médio e conquistou a medalha de ouro, tornando-se campeã mineira de Jiu Jitsu em sua categoria por finalização. A luta durou apenas 12 segundos (assista o vídeo da luta abaixo).

Isabel Cristina, tem 30 anos, é faixa roxa, categoria adulto pena e se tornou Campeã Mineira de Jiu Jitsu de sua categoria por 5 a 0.

João Paulo Passos Silva tem 28 anos, é faixa roxa, categoria adulto médio, conquistou medalha de prata e se tornou vice campeão mineiro de Jiu Jitsu de sua classe.

Hugo Elói tem 28 anos, é faixa azul, categoria adulto médio e conquistou medalha de prata, tornando-se vice campeão mineiro de Jiu Jitsu da categoria.

João Pedro Dornelas tem 14 anos, é faixa amarela, categoria infanto-juvenil B leve, conquistou medalha de bronze e alcançou o terceiro lugar de sua categoria.

 Jefferson Souza tem 31 anos, é faixa azul, categoria master médio,  conquistou medalha de bronze e alcançou o terceiro lugar da categoria no campeonato mineiro.

Daniel Alves tem 14 anos, é faixa amarela, categoria infantil leve e conquistou medalha de bronze, alcançando o terceiro lugar de sua categoria.

A academia bambuiense Montijo é filiada à Federação Mineira de Jiu Jitsu (FJJ – MG) através da equipe águia dourada. A Montijo é uma associação sem fins lucrativos, a qual visa apenas o trabalho social e o incentivo ao esporte para uma vida mais saudável e disciplinada. Ela possui o título de "Utilidade Pública Municipal" concedido através de uma proposição do Vereador Magno Terêncio. Este título lhe dá a possibilidade de receber verbas do governo municipal, mas isto nunca aconteceu.

A academia possui um trabalho social com alunos bolsistas, os quais não possuem condições para pagamento de mensalidades. Dentre os atletas, ela conta com dois educadores físicos, João Paulo Passos Silva e Matheus Coutinho, que oferecem suporte físico e treinamento funcional para todos os atletas gratuitamente e também um fisioterapeuta, Luiz Carlos Carvalho, que atua na  prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física dos membros da Academia.

O fundador da associação/academia é o Sensei Shiran Haroldo Montijo, que tem 65 anos, é faixa preta 6º grau e faixa preta de judô 1º Dan. O atual professor e responsável pela Montijo é o sensei Haroldo Henrique Montijo, que tem 31 anos, é faixa preta de Jiu Jitsu e faixa marrom de judô.

Sensei Shiran Haroldo Montijo em entrevista à TV BAMBUI, alegou falta de incentivo do governo municipal e, por isso, pretende buscar apoio em empresas do município de Bambuí, pois sabe que os atletas bambuienses têm potencial para competir fora. Ele destacou, entre várias conquistas de atletas da academia, a medalha de ouro no campeonato  OPEN SPORTS, realizada em Buenos Aires – Argentina,  conquistada pelo atleta Alberto “Trator”. Destacou também as própria conquistas, sendo campeão Mineiro, vice-campeão brasileiro, vice-campeão Pan-Americano e vice-campeão mundial.

Por fim Sensei Shiran Haroldo Montijo agradeceu o espaço cedido pela TV BAMBUI e disse que o apoio da mídia também é fundamental, pois, além de obter reconhecimento dos atletas, abre portas para o interesse de empresas em incentivar o esporte bambuiense, uma vez que através da divulgação se faz o conhecimento.