Estudante de Bambuí é finalista em festival de música

"Corro o dedo na viola conforme viaja a bala
Veio chumbo pro meu lado nos meus dentes a bala para,
Quem já enfrentou pedreira não tem medo de cascalho
Tiro zap e sete copas sem por a mão no baralho"

Assim começa a moda São Jorge, cantada pelo violeiro Marco Thúlio Ferreira Ribeiro, de 20 anos, aluno do curso de Agronomia no campus Bambuí. 

A canção, uma das finalistas do 4º Festival Viola dos Gerais, é de autoria do próprio Marco Thúlio, quem não quis conferir o resultado da disputa. “Não tive a curiosidade de olhar em qual colocação fiquei no concurso. Pra mim o melhor prêmio é tocar viola junto com amigos do meio e comemorar a resistência da cultura”, comemora.

 São Jorge não é a única canção composta pelo estudante. Apesar de jovem,  Marco Thúlio  começou a compor há cerca de 10 anos, tem  um disco gravado e já é veterano em festivais de música. “Com meu parceiro Igor Henrique participei do Festival da Canção em Medeiros (3º lugar), de um concurso de modas de viola em Campos Altos (1º colocado), além de disputar sozinho a segunda edição do Viola dos Gerais, em Montes Claros, no qual foi um dos finalistas.” Marco Thúlio faz, ainda, apresentações regulares com os amigos Rafael Silva e Igor Henrique (aluno e ex-aluno do IFMG em Bambuí, respectivamente)

 A  final do 4ª Festival Viola dos Gerais, realizado pela Fundação Cultural Roda de Viola em parceria com a Inter TV, foi realizada no dia 7 de agosto, na cidade de Salinas e elegeu os três vencedores desta edição. O concurso percorreu, ao longo de três meses, seis cidades, com o objetivo de incentivar o resgate da música sertaneja raiz.

Confira como foi a final do Viola das Gerais 2016