Motoristas de Bambuí promovem carreata em homenagem a São Cristóvão; Veja o trajeto

A tradicional carreata em louvor a São Cristóvão ocorre nesta segunda-feira (25) em Bambuí. A saída dos veículos ocorrerá da Igreja Matriz Sant’Ana logo após a missa às 19h. O percurso compreende as principais ruas da cidade.

A benção dos motoristas e dos veículos ocorrerá logo após a carreata, defronte a Igreja Matriz.

Lenda de São Cristóvão
Um rei pagão em Canaã ou na Arábia, através das preces de sua esposa teve um filho a quem batizou de Reprobus (Offerus), dedicando-o ao deus Apolo. Adquirindo tamanho e força extraordinárias com o tempo, Reprobus resolveu servir apenas aos mais fortes e bravos. Em sua busca por tais indivíduos, ele acabou servindo a um rei poderoso e a um indivíduo que alegava ser o próprio Satanás, mas acabou por achar que faltava coragem a ambos, uma vez que o primeiro temia o nome do diabo e o último se assustara com a visão de uma cruz na estrada. Em seguida, ele encontra um eremita que lhe educou na fé cristã, batizando-o. Reprobus se recusou a jejuar e a rezar para Cristo, mas aceitou a tarefa de ajudar as pessoas a atravessar um rio perigoso, no qual muitos haviam morrido ao tentar fazer a travessia.

Certo dia, Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada, de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Após a travessia, a criança revelou ser o Criador e o Redentor do mundo. Daí provém o nome Cristóvão, que significa "aquele que carrega Cristo". Em seguida, a criança ordenou a Reprobus que fixasse seu bastão na terra. Na manhã seguinte, apareceu no mesmo local uma exuberante palmeira. Este milagre converteu muitos, despertando a fúria do rei da região. Cristóvão foi preso e, depois de um martírio cruel, decapitado.

A análise histórica das lendas de São Cristóvão sugere que Reprobus (Christóvão) viveu durante o período de perseguição aos cristãos do imperador Décio ou do imperador Diocleciano, e que ele foi capturado e martirizado pelo governador da Antioquia. De acordo com o historiador David Woods, os restos mortais de Cristóvão foram possivelmente levados para Alexandria por Pedro I, onde teriam sido confundidos com os do mártir egípcio São Menas.

Confira o trajeto:

Saída – Igreja Matriz Sant Ana.

Rua José Augusto Chaves

Praça Mozart Tôrres

Rua do Comércio

Veríssimo Gomes (Sentido Igreja Medalha).

Rua José Mourão

Rua Boa Vista

Rua Alzira Torres

Rua Pedro II

Rua Santos Dumont

Rua Santo Antônio

Rua Virgílio Cruz Miranda

Rua Francisco Ângelo Remiggi

Rua José Bahia de Carvalho

Rua 10 de Novembro

Rua Padre Domingos

Final – Igreja Matriz